COR DOS OLHOS DOS BORDER COLLIES

Muita gente entra em contato com a gente querendo “um filhote da cor x, com olhos claros”, é imprescindível falarmos mais sobre esse assunto.

Segundo o padrão do Border Collie, olhos azuis são apenas permitidos em cães de pelagem merle. Olhos azuis em cães de pelagem sólida são considerados fora do padrão. Isso não significa que é impossível de acontecer, eventualmente acontece, mas é uma característica que deve ser evitada. Até hoje, em nossa criação, com mais de 400 cães nascidos aqui, tivemos apenas 4 exemplares com essa característica, com apenas um dos olhos azuis, cada um. Ou seja, é uma estatística bem baixa, menos de 1% de chances.

O que muita gente confunde é a respeito dos cães de pelagem marrom, lilás ou azuis, que quando filhotes possuem olhos aparentemente azuis. Isso acontece em TODOS os filhotes com essas cores de pelagem enquanto ainda são filhotes, mas o que esperamos, é que com desenvolvimento, adquiram a cor correta na fase adulta (geralmente com 6 meses de idade ou menos, já estão na coloração correta).

Seguem alguns exemplos de olhos de cães filhotes e depois de adultos:

PhotoGrid_1425824005069 (1)

Na foto acima, a mesma cachorra, com aproximadamente 2 meses, e depois de adulta, vejam com os olhos pareciam azuis e depois pegaram a cor correta.

PhotoGrid_1425824143408

A foto acima segue o mesmo exemplo da anterior.

PhotoGrid_1425824434051

Mais um exemplo de um cão marrom com olhos aparentemente azuis quando filhote, que depois adquirem a tonalidade correta.

PhotoGrid_1425824248479

No exemplo acima, trata-se de um cão de pelagem azul e branca, na foto de cima, com 35 dias, na debaixo já adulta. Na primeira foto os olhos parecem azuis, mas depois adquirem a cor correta.

PhotoGrid_1425823635602

Mais um exemplo da mudança da cor dos olhos em um cão de pelagem azul e branca.

O mesmo acontece nos cães de pelagem lilás, em breve colocaremos fotos para mostrar essa mudança nos cães com essa cor de pelagem.

Em red merles, slate merles ou lilás merles o mesmo pode acontecer, no entanto, podem aparecer olhos realmente azuis nessas cores de pelagem, demora um pouco para conseguirmos identificar quais olhos são de fato azuis e quais não são, mas por volta dos 40 – 50 dias, já conseguimos notar perfeitamente a diferença.

Então, se você quer um cão marrom, não queira com olhos azuis, pois isso é fora do padrão, e com isso, pode trazer alguns problemas associados, além de que é algo que acontece muito eventualmente. Um filhote novinho com essas cores de pelagem, sempre terá olhos azuis, o que não significa que virão a ter essa cor de olhos quando adultos.

Esse texto foi escrito por CAMILA SAKAVICIUS, e sua reprodução só é permitida se for feita de maneira integral e se a fonte for citada.

21 comentários em “COR DOS OLHOS DOS BORDER COLLIES”

  1. Ana Carolina Soares Pereira

    Gente eu jurava que o meu cachorro ia crescer de olho azul, uma boa informação obrigada !!!

      1. Suelen pereira

        Oi tenho um filhote de borderô collie com dois meses ele é inteiro cinza mais cada vez que ele se alimenta ou bebe água da ataque nele oque pode ser isso??

        1. Camila Sakavicius

          Oi Suelen, acho que o que você precisa MESMO é procurar um bom Médico Veterinário com urgência!

    1. Júlia Íris Oliveira Silva

      Acabei de ter uma conversa no meu grupo de Border Collies do DF. E a moça insite em dizer que vários dos filhotes da ninhada dela (de pelagem sólida) irão ficar com ambos os olhos azuis. Perguntei pra ela, falei sobre o padrão e que isso não era mto comum, principalmente tantos filhotes assim. E ela insiste, abriu lá a reserva para Border Collies de pelagem sólida com olhos azuis. Quem é bobo cai fácil.
      E teve logo antes um cara, com um filhote chocolate com branco , sólido no caso né, que disse que o filhote dele tbm vai ficar com os olhos azuis (detalhe, o filhote na foto e vídeo visivelmente está em torno dos 15/18 dias de vida)

      1. O meu Border Collie, o Cowboy, tem pelagem marrom com branco e olhos azuis, mas é um azul bem claro que as vezes no sol chega parecer branco, então no caso ele seria raro? Não sabia que era algo tão incomum

        1. Camila Sakavicius

          Olá Júlia, não é raro, e sim fora do padrão. Na verdade seria esperado que fosse raro, justamente por não ser uma característica apropriada para um border collie. Provavelmente seu cão não terá nenhum problema por conta disso, mas ele jamais deve ser reproduzido, ok?

  2. Tenho uma border collie branca e marrom, porém ela muito mais branca pq tem apenas manchas marrons nas costas e pintinhas claras nas patas e focinho (como dos merles). O olho dela é verde e está com 3 meses já. Queria saber se devo me preocupar…

    1. administrador

      Olá Renan,
      não tem muito o que se preocupar com ela! A única coisa é que você já tem que pensar na castração, pense nisso por volta de 6 meses. Pois ela não deve ser reproduzida jamais!
      Você terá várias outras coisas para se preocupar, mas os olhos não deverão ser problema!

      1. Boa noite…
        Pode por favor explicar pq a cachorra do Renan deverá ser castrada com 6 meses? Porque ela jamais deve reproduzir??

        Obrigado

        1. Camila Sakavicius

          Claro que pode! Mas primeiro é importante falar que eu não disse que ela deveria ser castrada com 6 meses, e sim que ela deveria ser castrada e jamais reproduzir!
          E isso porque o fato dela ser predominante branco pode carregar junto muitos outros problemas mais graves, que vão ficando mais graves e perigosos a cada geração! Então, a gente só reproduz porque gosta de cachorro né? Se a gente gosta de cachorro, não queremos que mais cachorros no mundo sofram, certo? Então, se está na nossa mão evitar que mais cães tenham problemas relacionados a algo que a gente possa evitar, castrar é uma prova de amor nesses casos, certo?

  3. Olá Camila, li seu texto e os comentários e queria saber quais problemas esses filhotes fora do padrão, como de um comentário acima da pelagem predominantemente branca poderiam apresentar futuramente, se possível poderia citar de uma maneira mais técnica.

    1. Camila Sakavicius

      Obrigada pela interação Caio! O objetivo inicial foi levar uma informação mais simples e de fácil entendimento, muitas vezes quando nos aprofundamos demais, perdemos um pouco em quanto a informação vai chegar para as pessoas! Mas ficou anotado aqui a sua sugestão!

      É importante saber porque fazer, com certeza, mas primeiro e mais importante é saber o que fazer/não fazer! E podemos encontrar alguns materiais mais técnicos em revistas e publicações, a maioria não está em português, mas tem umas boas horas de estudos por trás de trazer a informação já pronta!

      1. Olá, tudo bem? Então comprei um border collie de aproximadamente 2 meses de pelagem marrom e branca predominante e algumas manchas no rosto e nas patas de cor mais clara, além de olho azul. Mas o que mais me peocupa é que vendo a foto dos seus filhotes eu percebo que o meu tem a área do fucinho bem mais fina, já das fotos é mais “gordinho” devo me preocupar? Ele é puro?

        1. Camila Sakavicius

          Olá Ana, fica difícil de falar assim. Mas a primeira coisa que você tem que ter em mente: conheceu os pais? São exemplares excepcionais? Qual é a linha de sangue, possui cães de destaque na raça em seu pedigree? A beleza do cão não é “sorte” é muito estudo e excelente seleção. Que deve levar em conta a saúde, a beleza e a estrutura! Agora, com relação à cor, se tem predominância branca, é possível que tenha mais chances de ter problema, não é regra.. Mas… E também, se veio de um criador que não sabe nem selecionar cor, talvez tenha deixado passar outras coisas que deveriam ser ainda mais importantes, com os exames de saúde e a seleção dos pais de da genética. Claro que não estou falando que isso aconteceu, até porque nem conheço o cão, muito menos de onde ele veio! Mas o importante agora é você dar o seu melhor para ele! Espero ter ajudado!

  4. Bom dia tenho uma border collie Preta e branca com olhos castanhos claros, e tenho um merle de olhos azuis, a minha pergunta é… Se fizesse a criação que crias poderiam sair consoante a cor dos dois (Dos pais).

  5. Regiane Lopes de Sales

    Ganhei um boder collie de cor sólida, clássico branco e preto, pouca pelagem indo para o cinza que me mostram que ele tem um quê de merle, um dos olhos dele é marrom em uma metade e a metade de cima totalmente azul. Achamos que ele tenha uma visão limitada, pode acontecer casos de cegueira ou algo assim quando mistura cães de cor sólida, clássicos com merle??

    1. Camila Sakavicius

      O problema de visão não vai estar relacionado com o Merle se for um Merle “normal”, Se ele for duplo merle, aí sem pode estar relacioado! Ele é filho de pais merles ou mesmo vermelho australiano x merle?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *