Como saber se o meu cachorro tá gordo sem ter balança em casa? Descubra em 3 passos simples!

Que a obesidade é uma doença grave todo mundo sabe, o grande problema é que as pessoas não sabem que seus cães estão obesos! Então, como seu sei se meu cachorro tá gordo?

Não há dados exatos sobre a prevalência da obesidade em cães, mas estima-se que esteja entre 20 e 40% da população canina! E isso é muito grave!

A maior dificuldade é que seus humanos enxerguem a obesidade nos seus cães. Os discursos mais comuns são. “Ele é peludo!” “Ele é forte!” “Ele fica mais bonito assim” “Tá gordo?? Imagina!! Come tão pouquinho!!” Poderia escrever dezenas de frases que ouço todos os dias. Mas o objetivo aqui não é julgar, e sim mostrar o que é melhor para o seu cachorro! E cachorro gordo não é saudável! Isso é um fato e não uma opinião.

Mas como saber se o meu cachorro tá gordo??

Como a balança não ajuda muito nesses casos, pois é difícil ter uma referência do peso ideal, vou dar algumas dicas para ajudar.

1 – Provavelmente ele está! É um fato! A cada dia é mais raro encontrar cães no peso ideal, então, sem ver, sem ouvir, sem saber da história, já digo que é provável que esteja acima do peso.

2 – Esqueça a balança e peso recomendado da raça, isso varia muito! Por isso é tão difícil de estabelecer o que é o peso ideal! Vou te ensinar a estabelecer o peso ideal do seu cachorro, veja a próxima dica.

3 – Coloque a mão no seu cachorro! É a palpação que vai te dar a resposta! Mas você precisa aprender a interpretar! Então vou te ensinar para você nunca mais esquecer!

Você vai palpar as costelas do seu cachorro, como se fosse contar os espaços entre elas (existem mais de 10 espaços, tente contar pelo menos 4). Esses espaços precisam ser contatos facilmente, sem haver um “travesseiro” entre pele e costela, esse travesseiro é nada mais nada menos do que gordura extra!

Teve dificuldade de encontrar esses espaços? Então tá acima do peso! Então é a hora de pesar o cachorro e anotar. E começar imediatamente a dieta. Quando você conseguir contar as costelas, você pesa novamente e anota o peso ideal do seu cachorro! 

Para não restar dúvidas, preparei um vídeo especial sobre isso e quero que você teste com o seu cachorro agora mesmo!

Pronto! Agora você sabe se o seu cão está ou não acima do peso! Se você acha bonitinho ou não é outra história.

E se eu te contar que em dois estudos feitos comparando grupos de cães com restrição calórica ou não, mostrou uma diferença significativa de quase 2 anos de maior longevidade no grupo magro, é muita diferença! Isso sem contar na qualidade de vida que é difícil mensurar, mas que certamente faz toda a diferença.

A grande vantagem é que cães não sofrem julgamento, não passam vergonha, e o que é melhor, não conseguem ir escondido na padaria comprar um Sonho de Valsa, ou atacar o armário e beber uma lata de Leite Moça! Logo, é muito mais fácil manter um cão no peso ideal, você só precisa querer o bem dele e agir!

Se você descobriu que seu cão está acima do peso, é hora de agir! Vamos falar mais sobre emagrecimento canino, mas de qualquer forma, o primeiro passo é ter a ciência que algo precisa ser feito!

Uma recomendação bem simples, que pode ajudar bastante, é consumir alimentos “Light” e diminuir a porção oferecida!

Nós recomendamos Dog Excellence Light, disponível em duas versões de tamanho, para cães pequenos e minis, ou médios e grandes.

Para Raças Mini e Pequenas
Para Raças Médias e Grandes

Já na linha Grain Free, recomendamos a Fresh Meat, da Fórmula Natural, um produto feito com ingredientes selecionados de alta digestibilidade, para ajudar nesse processo de emagrecimento ou mesmo de manutenção do peso ideal do seu cachorro.

Para Raças Mini e Pequenas
Para Raças Médias e Grandes

Essa é uma das dicas de ouro para manter o seu cão saudável e cheio de qualidade de vida por muito tempo! E queria te convidar para saber ainda mais sobre alimentação de cães em um post incrível que dizemos com 12 dicas e um segredo sobre alimentação canina!

Espero que este material tenha sido útil. Nós também amamos cachorros e estamos aqui à disposição. Se tiver mais alguma dúvida pode deixar aqui nos comentários ou mandar no e-mail contato@emporiumdoscaes.com.br. Continue acompanhando nossas redes sociais @emporiumdoscaes que tem conteúdo novo todo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.