Border Collie solta pelo?

Soltar pelo, solta sim! Porque é cachorro! Hehe Mas não é das raças que mais soltam não, se comparar com Golden, Pastor Alemão, Labrador ou qualquer outra de pelo curto, solta infinitamente menos! Mas se comparar com Poodle, Maltês, Shihtzu ou qualquer outra raça de pelos longos, salto mais!

Via de regra funciona assim: machos, são mais peludos, mas soltam menos pelo. Fêmeas não cadastradas são as campeãs de soltar pelo! Fêmeas castradas tendem a soltar menos pelos (e ficam mais bonitas que as não castradas). Em machos, a castração não vai afetar a característica da pelagem. Existem também variações individuais, que aí já é impossível prever.

Via de regra são uma ou duas trocas anuais, que vai ser algumas semanas em que a queda de pelo será bem mais intensa. A alternativa nesse momento, para diminuir os pelos pela casa é a escovação, assim os pelos saem na escova antes de ficarem espalhados pela casa. Cada cão tem o seu período de troca, a maioria nas trocas de estações, e em fêmeas não castradas, geralmente relacionadas aos períodos de cio, as vezes antes, durante ou depois, aí que entram as características individuais. Via de regra fêmeas fazem duas trocas completas ao ano, e machos fazem uma completa e uma parcial ao ano.

Opinião de Camila Sakavicius – Médica Veterinária e Criadora de Border Collies desde 2003

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *