Border Collie Merle tem mais problema de saúde??

Uma pergunta bastante frequente, que pode ter ou não fundamento! Vou tentar explicar melhor! “Border Collie Merle tem mais problema de saúde??”

Para ser direta: NÃO EXISTE NENHUM PROBLEMA DE SAÚDE RELACIOADO À PELAGEM MERLE!

Mas agora vamos tentar entender o porquê da recorrência dessa dúvida.  Ou o porquê da má fama.

O que pode acontecer, são algumas dessas situações, combinadas ou não.

Primeiro a confusão com o duplo merle, que esse sim tem problemas sérios (seríssimos em muitos casos), mas não vamos nos ater a essa característica agora. Duplos merles acontecem quando se acasalam dois cães de pelagem merle (acasalamento proibido) e então nascem 25% de duplos merles! (podemos debater esse assunto em um outro post).

Agora, talvez a situação mais frequente é, infelizmente tem pessoas que só pensam na cor na hora de comprar ou mesmo “criar” cães. Então, escolhem um filhote só porque é bonitinho, coloridinho, tem olho azul ou algo do tipo e não se importa com um monte de outras coisas que deveriam ser muito mais importantes na hora de buscar um filhote.

Como por exemplo: como são os pais? São exemplares acima da média na raça? Possuem boa estrutura? Bons aprumos? Boa pigmentação? Boa variação genética? Bom pedigree? Possuem exames para as doenças genéticas? São criados em boas condições? São entregues após os 60 dias de idade? São socializados e cuidados de forma humanizada no período neonatal? Os pais recebem alimentação de qualidade? Tem seus ciclos reprodutivos respeitados? Enfim… uma série de cuidados BÁSICOS que tem que ter quando vai criar ou mesmo comprar um cachorro!

Porém, no afã de conseguir o filhote “da cor que eu sempre sonhei” acaba deixando esses “detalhes” de lado e então pode ter um cão que terá problemas no futuro. Mas um cão criado nessas condições terá grandes chances de ter problemas no futuro, independentemente da cor!

O que eu quero dizer, é que no apelo de vender uma cor “rara” esse tipo de criador ganha clientes, e então que tudo se perpetua!

Quero deixar bem claro uma coisa! Não existe cor rara! Cor é apenas uma combinação de genes, um BOM criador nunca vai colocar a questão de cor na frente de outros critérios realmente importantes na hora de se criar bem um cão! Como saúde, temperamento, estrutura e muito mais.

No Emporium dos Cães – Border Collies nascem filhotes de muitas cores, mas isso nunca será uma prioridade, todos os nossos filhotes têm o mesmo critério de seleção, passam por absolutamente os mesmos cuidados na seleção dos pais, então, podemos afirmar com 100% de certeza que, na nossa criação, a cor da pelagem não tem nenhuma influência na saúde ou higidez dos cães.

Conheça algum dos nossos cães de pelagem Merle clicando nas respectivas fotos abaixo:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *