Border Collie

Sobre

O Border Collie é um cão cheio de particularidades!! É realmente bastante diferente da maioria dos outros cães. Basta perguntar para alguém que possui um.
É extremamente fiel e companheiro ao dono, muito muito carinhoso, capaz de dar atenção ao seu dono 24 horas por dia. Mas por conta disso também precisa ter atenção de volta. É realmente muito inteligente (não concordo absolutamente com o título de cão “mais inteligente do mundo” por tratar de uma visão muito simplista da inteligência dos cães), e toda essa capacidade intelectual precisa ser trabalhada. Sempre digo, não basta ter um quintal enorme e não ter atenção. É um cão que prefere morar num espaço reduzido, desde que faça atividades físicas junto ao dono, do que morar em local grande com pouca atenção. Mas é claro que aliar as duas coisas, espaço adequado e atividade, é o ideal.

 Entreterimento

Essa é a palavra que resume bem o que um Border Collie pode oferecer. Um cão que estará disposto a acompanhar nas mais diversas situações, desde as mais tranqüilas às mais divertidas. Passear no Shopping, no parque, fazer trilhas, conhecer lagos, cachoeiras e por aí vai… Possuem uma adaptabilidade incrível. Adoram praticar esportes!! Agility, Frisbee, Flyball, Freestyle, Pastoreio, caminhadas, corridas e o que mais a sua imaginação permitir. Gostam muito de aprender coisas diferentes, você pode ensiná-lo a fazer diversos truques e se divertir com seus amigos mostrando o que o seu cão faz.

 Adestramento

É fundamental para qualquer cão. Com um adestramento bem feito (com muito carinho e diversão) o seu cão poderá mostrar o potencial que ele tem. Maximizando as qualidades e minimizando os defeitos. Lembre-se o Border Collie é muito inteligente, mas essa inteligência pode ser “usada” para aprender coisas boas e também coisas não tão boas…

 Sanidade e Manutenção

Em geral é um cão bastante rústico, que não tem tantos problemas de saúde. Mas é claro que isso não é motivo para não ficar atento. Até porque é um cachorro que está sempre disposto a te ajudar e tem uma resistência muito grande a dor. Podem não parecer doentes quando estão, mas é claro que o olho de um dono cuidadoso é capaz de detectar isso facilmente.
Não soltam tanto pêlo, mais nas épocas de troca. Em geral as fêmeas soltam um pouco mais, principalmente nas proximidades dos cios. Banhos podem ser bastante intervalados, não havendo a necessidade de banhos semanais ou quinzenais.
Uma doença bastante importante que vêm acometendo a raça é a displasia coxo-femoral. Que é o mau encaixe da cabeça do Fêmur (osso da coxa) com a bacia (osso do quadril). Causando muita dor e dificuldade de locomoção. É uma doença transmitida geneticamente e pode ser evitada apenas com o controle radiográfico dos animais usados para reprodução. E o mais importante, não basta o cão parecer saudável para chegarmos à conclusão que não tem displasia, é importante ser feito um laudo radiográfico para a constatação que o cão é realmente isento! Pois o cão pode possuir a doença e não manifestar sinais clínicos mas certamente vai transmitir geneticamente a doença para os seus descendentes. Os cães do nosso canil são radiografados aos 24 meses de idade e só depois são usados na reprodução. É uma tarefa de nós, criadores, sermos bastante exigentes com relação a isso para garantir a integridade física dos cães dessa raça que amamos tanto.

Para entender um pouco mais sobre essa doença, clique AQUI.

 Padrão

O Border Collie é um cão de trabalho, foi selecionado por suas funções e não pela beleza. Por isso vemos exemplares tão diferentes. São permitidas diversas cores, orelhas caídas ou eretas, pêlo longo ou pêlo curto, entre outras coisas. Uma única coisa muito importante com relação à aparência é com relação ao branco. O branco nunca deve ser predominante. Os acasalamentos devem ser bem planejados para que isso não aconteça, infelizmente é uma preocupação que nem todos os criadores têm, mas é sim muito importante para que não fuja de um ponto principal do padrão morfológico da raça.
Mas o ponto mais importante é o temperamento!! Esse sim é transmitindo geneticamente e deve ser perpetuado. O Border Collie tem um temperamento ímpar. É um exímio trabalhador!! Está pronto para o trabalho 24 horas por dia.

Ninhadas

Gayos 007

 

Padreadores

29.576.large

 

Matrizes

a INDY DSC_6702 SITE

 

Promessas

Ginny com 3 meses

 

Aposentados

p Gaya

Todos os direitos reservados