PIGMENTAÇÃO DE TRUFAS DOS BORDER COLLIES

Quando posto fotos de filhotes de border collies, muita gente questiona “mas ele tem o nariz rosa, eu queria que o nariz fosse preto”. O que as pessoas precisam entender, é que a grande maioria dos filhotes nascem com o nariz cor de rosa e eles vão pigmentando ao longo do tempo. Alguns pigmentam mais rapidamente, outros demoram meses ou até mesmo anos para ter a pigmentação completa. Algumas cores de pelagem, demoram mais para ter a pigmentação completa, como por exemplo, os cães de pelagens merles. Cães de pelagem marrom, também tem uma tendência maior a demorar um pouco mais para pigmentar totalmente.

Abaixo algumas fotos da evolução da pigmentação da trufa (focinho) de um cão:

Macho 03 Merle (8)

Nessa foto, Harry com poucos dias de vida, com a trufa 100% despigmentada.

Nessa, foto, alguns dias mais velho, ainda com nenhuma pigmentação.

Nessa, foto, alguns dias mais velho, ainda com nenhuma pigmentação.

a Macho 03 MERLE (42)

Nessa foto, com pouco mais de 40 dias, nota-se algumas pequenas manchas pretas.

Nessa, com quase 3 meses, ainda bem rosinha

Nessa, com quase 3 meses, ainda bem rosinha

Com 4 meses, já há um preenchimento maior de pigmento preto

Com 4 meses, já há um preenchimento maior de pigmento preto

Harry aos 15 meses

Harry aos 15 meses, já com a trufa completamente preta

Esse foi um exemplo da pigmentação da trufa de um cão, mas serve como base para entender que a pigmentação é dinâmica e nunca pára. Alguns cães pigmentam mais rápido, outros cães demoram mais para pigmentar.

Cães pretos e com marcações mais fechadas, via de regra, são mais precoces e estão totalmente pigmentados desde muito jovens, mas isso não é sempre o que acontece. Portanto, se você gostou de um bebê, mas ele ainda não está com o nariz totalmente pigmentado, não se preocupe, pois isso é possível de acontecer. Se os pais forem bem pigmentados, muito provavelmente o filhote também o será. É só ter paciência que tudo ocorrerá no seu tempo.

Esse texto foi escrito por CAMILA SAKAVICIUS, e sua reprodução só é permitida se for feita de maneira integral e se a fonte for citada.