COR DOS OLHOS DOS BORDER COLLIES

Muita gente entra em contato com a gente querendo “um filhote da cor x, com olhos claros”, é imprescindível falarmos mais sobre esse assunto.

Segundo o padrão do Border Collie, olhos azuis são apenas permitidos em cães de pelagem merle. Olhos azuis em cães de pelagem sólida são considerados fora do padrão. Isso não significa que é impossível de acontecer, eventualmente acontece, mas é uma característica que deve ser evitada. Até hoje, em nossa criação, com mais de 400 cães nascidos aqui, tivemos apenas 4 exemplares com essa característica, com apenas um dos olhos azuis, cada um. Ou seja, é uma estatística bem baixa, menos de 1% de chances.

O que muita gente confunde é a respeito dos cães de pelagem marrom, lilás ou azuis, que quando filhotes possuem olhos aparentemente azuis. Isso acontece em TODOS os filhotes com essas cores de pelagem enquanto ainda são filhotes, mas o que esperamos, é que com desenvolvimento, adquiram a cor correta na fase adulta (geralmente com 6 meses de idade ou menos, já estão na coloração correta).

Seguem alguns exemplos de olhos de cães filhotes e depois de adultos:

PhotoGrid_1425824005069 (1)

Na foto acima, a mesma cachorra, com aproximadamente 2 meses, e depois de adulta, vejam com os olhos pareciam azuis e depois pegaram a cor correta.

PhotoGrid_1425824143408

A foto acima segue o mesmo exemplo da anterior.

PhotoGrid_1425824434051

Mais um exemplo de um cão marrom com olhos aparentemente azuis quando filhote, que depois adquirem a tonalidade correta.

PhotoGrid_1425824248479

No exemplo acima, trata-se de um cão de pelagem azul e branca, na foto de cima, com 35 dias, na debaixo já adulta. Na primeira foto os olhos parecem azuis, mas depois adquirem a cor correta.

PhotoGrid_1425823635602

Mais um exemplo da mudança da cor dos olhos em um cão de pelagem azul e branca.

O mesmo acontece nos cães de pelagem lilás, em breve colocaremos fotos para mostrar essa mudança nos cães com essa cor de pelagem.

Em red merles, slate merles ou lilás merles o mesmo pode acontecer, no entanto, podem aparecer olhos realmente azuis nessas cores de pelagem, demora um pouco para conseguirmos identificar quais olhos são de fato azuis e quais não são, mas por volta dos 40 – 50 dias, já conseguimos notar perfeitamente a diferença.

Então, se você quer um cão marrom, não queira com olhos azuis, pois isso é fora do padrão, e com isso, pode trazer alguns problemas associados, além de que é algo que acontece muito eventualmente. Um filhote novinho com essas cores de pelagem, sempre terá olhos azuis, o que não significa que virão a ter essa cor de olhos quando adultos.

Esse texto foi escrito por CAMILA SAKAVICIUS, e sua reprodução só é permitida se for feita de maneira integral e se a fonte for citada.